ATIVIDADES

David Boadella e Eunice Rodrigues, Heiden ,2019

CURSO DE FORMAÇÃO EM BIOSSINTESE

O ensino e a prática da Biossíntese se estendem por vários países europeus e não europeus, como Brasil, Chile, Portugal, Espanha, Suíça, Alemanha, Rússia, Grécia, Israel, República Tcheca, Portugal.
O curso do Centro de Biossintese da Bahia tem o mesmo programa e conteúdo do International Institute for Biosynthesis (IIBS) Heiden, Suíça.


CURSO BÁSICO

Duração 2 anos e meio – 360 horas/ 8 workshops por ano.
O Curso Básico é ministrado através de um conjunto de temas teóricos e vivenciais. São apresentados os princípios teóricos, as bases científicas e filosóficas, os métodos e conceitos da Biossíntese. Ênfase é colocada no processo pessoal e vivencia na prática como psicoterapeuta.

TEMAS

  • I – Founding e Grounding – Fundamentos e Enraizamento
    Dá-se ênfase às nossas raízes no corpo e às nossas atitudes em relação ao tempo, espaço e energia. Padrões de sustentação no corpo. Campos motores como padrões de desenvolvimento do movimento, o gesto expressivo e os esquemas afeto-motores.
  • II – Centering – Centramento
    A ênfase é dada aos centros básicos do corpo e aos aspectos da experiência pré-natal e perinatal. Princípios do trabalho com padrões de respiração. Tipos de Toques Terapêuticos.
  • III – Holding e Vinculo
    Dá-se ênfase ao primeiro ano de vida, às necessidades saudáveis e aos padrões de aquisição de hábitos.
  • IV – Bounding – Limites e Fronteiras
    A ênfase está nas emoções de raiva e ansiedade, em contraposição aos padrões de agressão construtiva e da autodefesa construtiva, ou busca de segurança.
  • V – Charging – Sexualidade e Intimidade
    Estuda-se os centros de energia sexual, as pulsações de prazer no corpo, às constrições na pélvis, à manutenção de uma sexualidade saudável.
  • VI –Bonding – Vínculo
    A ênfase está no coração como centro de uma relação de amor e nos padrões de cooperação. Um foco central concentra-se na energização dos braços como canais de expressão e de contato.
  • VI I – Sounding – A experiência da linguagem
    Dá-se ênfase à expressão através dos sons e linguagem. Atitudes de incorporação como padrões saudáveis ou padrões de defesa. Temas principais: comunicação clara na linguagem e interrupções dessa comunicação.
  • VIII – Facing
    Dá-se ênfase ao olhar para fora e para dentro, contato com os olhos e à visão. Trabalho terapêutico com o bloqueio ocular. Transformação da imaginação restritiva em imaginação criativa. Criatividade e contato com o Self interior.
  • IX – Crowning –As dimensões sutis da experiência
    Transição entre a existência pessoal e a transpessoal. Atitudes em relação à morte. Trabalho com habilidades e qualidades da essência.
    Estudo dos distúrbios nas funções de integração psíquica na psicose, estados traumáticos e condições limítrofes (“borderlines”).
  • X – Shaping – Formação do Psicoterapeuta
    Estudo dos campos de aplicação da Biossíntese, na prática clínica ou outras áreas; o trabalho com crianças; aplicações sociais. O desenvolvimento do potencial do terapeuta.

CURSO AVANÇADO

Curso Avançado Tem como pré-requisito o programa básico (160 horas – 1 ano e meio – workshops mensais).

TEMAS

1. Estudo de casos e seminários clínicos
2. Desenvolvimento teórico e prático de temas clínicos
3. Teoria dos diferentes estilos de vínculo.
4. Diferentes estratégias de intervenção terapêutica


INDICAÇÕES

O método pode ser utilizado na prevenção de neuroses, em escolas, grupos de pais, grupos de mulheres, grupo de gestantes, grupos de 3ª idade, relação mãe-bebê, trabalho institucional, treinamento em empresas etc.  Como forma de psicoterapia, têm sido utilizada em situações de crises, traumas, síndrome de pânico, clientes neuróticos, psicossomáticos e borderlines.


FOTOS